Sobre o LIP
O Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) é responsável pela formação em Linguística e em Língua Portuguesa (além das Clássicas) nas habilitações do curso de Letras e pela oferta das chamadas disciplinas de serviço, nas áreas de Leitura e Produção de Textos e de Língua de Sinais Brasileira, para as habilitações de outros cursos da UnB.
O curso de Língua Portuguesa, com habilitação de Bacharelado e Licenciatura, foi o primeiro a ser criado, tendo sido reconhecido pela Portaria nº 64.745 de 30 de junho de 1969 e posteriormente pelo Decreto nº 71.156, de 26 de setembro de 1972. Em 17 de novembro de 1995, foi aprovada a criação do curso noturno de Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura, que trazia inovações relativas às disciplinas de prática docente – denominadas Laboratórios –, além da ampliação da carga horária de estágio supervisionado. Posteriormente, foi criado o curso de Letras – Português do Brasil como Segunda Língua, que é pioneiro no Brasil e está prestes a completar 15 anos de existência. E, em 2006, foi aprovado o curso de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa na modalidade a distância, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), cuja primeira turma, distribuída em polos de educação a distância distribuídos no território brasileiro, forma-se ao final do 1º semestre letivo de 2012.
Sob a estrutura administrativa do Departamento, está o Programa de Pós-Graduação em Linguística, que se divide em duas grandes áreas de concentração: Teoria e Análise Linguística e Linguagem e Sociedade. O PPGL mantém viva a tradição do Departamento na pesquisa com línguas indígenas, com destaque para o Laborátorio de Línguas Indígenas. Recentemente, o Programa inovou ao estabelecer, em seu processo seletivo, vagas específicas para estudantes indígenas e para estudantes surdos, reforçando o seu compromisso social e incorporando às pesquisas o estudo da Língua de Sinais Brasileira.